Produtos
Eficácia comprovada no controle massal e monitoramento da mosca-das-frutas
Solução ecológica, de grande seletividade e com certificado para cultura orgânica
CERA TRAP
Principais vantagens
- Solução 100% ecológica
- Não tem contato com os frutos
- De grande seletividade
- Pronto para uso
- Excelente relação custo/eficácia/benefício
- Usado no controle massal e monitoramento
- Primeiro produto desta natureza com certificação para Cultura Orgânica
TESTADO E APROVADO PARA ANASTREPHA FRATECULUS, CERATITIS CAPITATA E BACTROCERA CARAMBOLAE
Cera Trap respeita a fauna agrícola útil ao apresentar uma alta seletividade com moscas.
(NÃO ATRAI ABELHA E OUTROS INSETOS BENÉFICOS)
Grande Seletividade
Porcentagem de captura de acordo com sexo
21% de Machos
79% de Fêmeas
Porcentagem de captura de acordo com idade fisiológica da mosca
0% de Fêmea III
36% de Fêmea II
64% de Fêmea I
Tipo I
Tipo II
Tipo III
- Fêmeas recém emergidas
- Pré-oviposição
- 0 - 4 dias de vida
- Fêmeas reprodutoras
- Oviposição
- 4 - 30 dias de vida
- Final do ciclo
- > 30 dias de vida
Vídeos sobre o produto
Vídeo sobre o modo de usar o Cera Trap
Atrativo Alimentar específico para captura das
Moscas da fruta
Dados Técnicos:
Densidade: 1,08 g/mL
Aplicação
Cera Trap é um atrativo alimentar especifico para a captura de Anastrepha fraterculus, composto por fontes proteicas com um alto poder de atração, provocando a emissão regular de compostos voláteis (principalmente aminas e ácidos orgânicos) que permitem a atração da Anastrepha fraterculus ao interior do mosqueiro.
Cera Trap respeita a fauna agrícola útil ao apresentar uma alta seletividade face à Anastrepha fraterculus.
É um produto de fácil e rápido manuseio, apresentando-se como um produto singular para ser usado diretamente
Características
A Anastrepha fraterculus sente-se atraída para a armadilha, entra e já não pode sair, morrendo por afogamento no liquido.
O Cera Trap apresenta uma emissão de voláteis escalonada no tempo e grande capacidade de atração para a Anastrepha fraterculus, especialmente para as fêmeas.
Cera Trap é um atrativo desenhado e otimizado para ser utilizado diretamente na armadilha, não necessita de complementos de outras substancias, nem diluído.
Modo de Uso
Para a captura em massa, deverão ser instaladas 100 armadilhas por hectare, com uma variação de aproximadamente 5% de acordo com a variedade e a pressão da praga.
Este tipo de captura tem, geralmente, o seu inicio 45 dias antes da maturação comercial dos frutos. Dado que neste período de tempo, pode não haver ataques, apesar do estado de maturação dos frutos se encontrar adiantado, é importante que se faça o monitoramento da praga, recorrendo a armadilhas sexuais e alimentares, de modo a determinar o momento adequado da utilização do Cera Trap.
Em caso de níveis de infestação elevados, é recomendável a previa redução da densidade populacional da praga com recurso a tratamento químico inseticida.
A quantidade de Cera Trap a utilizar é, inicialmente, de 600 mL por armadilha. Certificar-se de que foi deixada uma margem de aproximadamente 2 cm a fim de evitar o escorrimento do líquido.
O liquido atrativo deverá ser reposto antes que seja totalmente evaporado (os 600 mL demoram, em condições climáticas normais, de 2,5 a 3 meses a serem evaporados). É aconselhada a sua reposição mensal, correspondendo a 150 a 200 mL de Cera Trap por armadilha.
Para conseguir máxima rapidez de enchimento é aconselhado pousar as armadilhas e, no caso das que disponham de orifícios, fazer o enchimento introduzindo a lança do pulverizador por um dos orifícios.
As armadilhas devem ser colocadas na parte da arvore virada a Sul, a aproximadamente 1,5 metros de altura.
A colocação de Armadilhas na parcela deve ser homogênea, tendo o cuidado de reforçar os perímetros e as zonas de entrada da mosca na parcela.
IMPORTANTE: Não pode derramar o produto durante o abastecimento das armadilhas, para assim, não acontecer interferências nas capturas.
As informações e recomendações são frutos de rigorosos estudos e ensaios. Contudo, na utilização podem intervir vários fatores que escapam ao nosso controle (preparação da mistura, aplicações e dosagens).
CONSULTE SEMPRE UM ENGº AGRONÔMO.