O Controle de Pragas constitui um plano de medidas voltadas para diminuir o uso de agrotóxicos na produção convencional, buscando promover o equilíbrio nas plantas e monitorar as pragas evitando, ao máximo, o uso desses produtos no sistema.
Assim, existe uma preocupação em se utilizar agrotóxicos apenas quando a população dos organismos que causam problemas nas plantações atingir um nível de dano econômico (em que as perdas de produção gerem prejuízos econômicos significativos), diminuindo a contaminação do ambiente.
Nas plantas a presença do silício é relacionada à maior resistência ao acamamento, diminuição do ataque por pragas e doenças (por conta de alterações na anatomia da planta, como a formação de células epidérmicas mais grossas e maior grau de lignificação e/ou silicificação), maior resistência a condições adversas, causadas por situações de estresse biótico e abiótico, como menor efeito deletério provocado pela geada, menor taxa de evapotranspiração (em situações de déficit hídrico), favorecimento de nodulação em leguminosas, ativação da atividade de enzimas e efeitos na composição mineral.
O aumento de silício nos tecidos vegetais faz com que a resistência da planta ao ataque do fungo patogênico aumente, devido à produção suplementar de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras do patógeno.
Alguns exemplos de doenças que encontram resistência do hospedeiro com a suplementação de silício incluem nematóides, bruzone e mancha parda em arroz, cancro-da-haste em soja, oídio em trigo, soja, cevada, pepineiro e tomateiro, rizoctoniose em arroz e sorgo, cercosporiose em cafeeiro, dentre outras.
Além disso, a interação do silício com outros nutrientes também tem se destacado, devido ao melhor aproveitamento de alguns nutrientes pelas plantas, como é o caso do nitrogênio, podendo garantir sua máxima expressão, sustentando o potencial das plantas em sistemas altamente produtivos.
- Barreira ativa natural, melhorando o equilíbrio nutricional da planta
- O Silício com Aminoácidos mais potente do mercado
- Fornece as plantas uma tolerância a períodos de estiagem
- Silício o elemento anti-estresse por excelência
- Ação protetora para doenças de solo, fúngicas e controle de pragas
- Proteção contra nematoides
DADOS TÉCNICOS
Silício solúvel de alta disponibilidade (4,6% Silício Total e 3,7% silício solúvel em água).
APLICAÇÕES
O composto ativo de aminoácidos com silício solúvel que contém o Armurox® proporciona proteção natural à planta sem deixar resíduos, aumentando a sua resistência estrutural e induzindo-lhe proteção contra diversos tipos de stress:
Stress Mecânico: Armurox® engrossa e reforça os tecidos vegetais evitando danos físicos (acamamento, esmagamento).
Stress Hídrico: em situações adversas Armurox® reduz a transpiração, evitando uma perda de água excessiva.
Stress Nutricional: Armurox® contribui para reduzir toxicidades provocadas por Al, Mn, Fe, Na, etc. Melhorando assim, o equilíbrio nutricional da planta.
Culturas:
O Armurox® pode ser aplicado em qualquer tipo de cultivo com risco de padecer ataques fúngicos: vinhedos, culturas hortícolas, árvores frutíferas (caroço e semente), zonas verdes e gramíneas em geral.
O Armurox® também é indicado para culturas afetadas por acamamento e esmagamento: Cereais e zonas verdes.
O Armurox® também pode ser aplicado no caso de terrenos com poluição de metais pesados.
A Wiser está a mais de 20 anos no mercado e tem como finalidade importar e distribuir fertilizantes foliares complexados com aminoácidos de alta tecnologia e qualidade, que atendam às necessidades e desejos de nossos consumidores através de uma equipe altamente treinada, contribuindo para o aprimoramento da produtividade agrícola, do agronegócio e da qualidade de vida, tudo isto, sem desrespeitar o meio ambiente.